Conheça a CHN

A Casa do Homem de Nazaré (CHN) é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 1975, pelo Padre Holandês Cornélio Kila, membro da Congregação do Verbo Divino (SVD), com orientação da Arquidiocese Metropolitana da Igreja Católica Apostólica Romana de Belo Horizonte, Minas Gerais, mantida por associados, empresas parceiras e doações.

A CHN tem por finalidade a assistência social para proteger, amparar, educar e instruir crianças, adolescentes e suas famílias em situação de risco social. Através de atividades complementares a escola, uma casa de socialização infanto-juvenil, onde as crianças recebem formação humana e cidadã, para que possam crescer com dignidade, construindo novas realidades sociais, melhorando a qualidade de vida de seu núcleo familiar.

Inicialmente, a CHN atuava como abrigo, com apenas uma casa lar, que ao longo dos anos foi ampliando, chegando a nove casas, que acolhiam crianças que viviam em situação de rua. Essas casas funcionavam como lares permanentes para esses jovens, tornando-se a única referência familiar para eles. Com o tempo, a Instituição passou a atuar não só no acolhimento, mas também no fortalecimento dos vínculos familiares, encaminhando as crianças para passar os finais de semana com suas famílias. E desenvolvendo programas de atendimento ao núcleo familiar por meio de visitas domiciliares, acompanhamento social, encaminhamento a programas de auxilio e proteção à família. Em 2009, em meio a um novo cenário social e financeiro, a CHN passou por uma nova reestruturação para conseguir manter as suas atividades de assistência, deixando de ser abrigo e assumindo a função principal de socialização. Nesta nova classificação, as crianças passam o dia na instituição e voltam no final da tarde para suas casas. O ano de 2012 a direção da CHN toma a difícil decisão de reduzir o número das casas de socialização de nove para quatro, redistribuindo as crianças nas demais casas e diminuindo o número de funcionários, ficando apenas com uma casa sede.

Ao longo dos 40 anos de atuação, já passaram pela CHN mais de 900 crianças que tiveram a oportunidade de mudar a sua realidade e criaram a possibilidade de construir novos projetos de vida.

Com foco na socialização e na formação de valores – através de processo de interação entre família, comunidade e escola – as crianças da CHN, além de receberem alimentação e educação, participam de várias atividades voltadas para o seu desenvolvimento integral, tudo isso, sem custo para as famílias.

Nossas principais atividades são:

 

  • Acompanhamento escolar, com aulas diárias para todas as crianças e adolescentes;
  • Educação Artística com oficinas de arte e artesanato;
  • Aulas de Informática;
  • Aulas de Capoeira;
  • Aulas de Balé;
  • Participação nos Projetos de Integração Cultural e Social;
  • Atendimento Psicológico;
  • Atendimento Pedagógico;
  • Atendimento/orientação às famílias das crianças e adolescentes.

 

Outras atividades complementares são realizadas, como eventos culturais e esportivos, enriquecendo as ações pedagógicas.

Em sua sede está instalado o setor administrativo e as salas de aula de reforço escolar, oficina de artes, aulas de informática, capoeira, balé entre outros eventos. Tudo isso, com um acompanhamento de profissionais das áreas da Pedagogia, Psicologia e da Assistente Social, atendendo atualmente 75 crianças e adolescentes.

A instituição funciona de segunda à sexta-feira, das 7 às 17 horas.

Os trabalhos desenvolvidos pela CHN são uma complementação das ações das escolas e um amparo às famílias no desenvolvimento das crianças e adolescentes.

Neste sentido, a instituição elabora um trabalho de constante aproximação com as famílias, através de reuniões coletivas ou atendimento individual com os pais ou responsáveis, para garantir que todos (instituição, família, escola e comunidade) caminhem juntos em prol do desenvolvimento das crianças e adolescentes, fortalecendo os vínculos familiares.

vetor-familia

MISSÃO

Acolher crianças e adolescentes em risco social e respectivas famílias

VISÃO

A sociedade pode ser transformada

VALORES

Compromisso, Ética, Respeito, Transferência.

12