Quem somos?

A Casa do Homem de Nazaré – CHN – é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), sem fins lucrativos, fundada em 1975, pelo Holandês Padre Cornélio Kila, membro da Congregação do Verbo Divino (SVD),  e esteve sobre a orientação da Mitra Arquidiocesana de Belo Horizonte/MG, até o ano de 2021. Desde então, a CHN passou a ter a orientação da Associação Propagadora Esdeva, a mesma associação ao qual, o Pe. Cornélio pertencia.

A Casa do Homem de Nazaré é mantida através de doações espontâneas, mensalidade associativas, empresas parceiras, além dos alugueis oriundos das antigas casas lares, que aos poucos foram fechadas devido a situação financeira.

A CHN tem por finalidade a assistência social para proteger, amparar, educar e instruir crianças, adolescentes e suas famílias em situação de vulnerabilidade social. Através de atividades complementares a escola, uma casa de socialização infanto-juvenil, onde as crianças recebem formação humana e cidadã, para que possam crescer com dignidade, construindo novas realidades sociais, melhorando a qualidade de vida de seu núcleo familiar.

Inicialmente, a CHN atuava como abrigo, com apenas uma casa lar, que ao longo dos anos foi ampliando, chegando a nove casas, que acolhiam crianças que viviam em situação de rua. Essas casas funcionavam como lares permanentes para essas crianças e adolescentes, tornando-se muitas das vezes, a única referência familiar para eles. Com o tempo, a Instituição passou a atuar não só no acolhimento, mas também no fortalecimento dos vínculos familiares, encaminhando as crianças para passarem os finais de semana com suas famílias, e desenvolvendo programas de atendimento ao núcleo familiar por meio de visitas domiciliares, acompanhamento social, encaminhamento a programas de auxilio e proteção à família.

Em 2009, em meio a um novo cenário social e financeiro, a CHN passou por uma nova reestruturação para conseguir manter as suas atividades de assistência, deixando de ser abrigo e assumindo a função principal de socialização. Nesta nova classificação, as crianças passam o dia na instituição e voltam no final da tarde para suas casas.

No ano de 2012, a direção da CHN toma a difícil decisão de reduzir o número das casas de socialização de nove para quatro, redistribuindo as crianças nas demais casas e diminuindo o número de funcionários, ficando a atividades centradas, apenas na sede da Instituição.

Em 2013, todas as casas lares são encerradas, e a CHN torna-se Projeto Social de vivencia e fortalecimento de vínculos de contraturno escolar, onde as crianças passam a frequentar a instituição em turno oposto ao da escola. A Sede da Instituição passa a ser o único imóvel da instituição destinado a acolhimento das crianças, oferecendo a elas, além das atividades que já eram realizadas, também as alimentações (almoço e lanche) que antes eram servidos nas casas lares.

Ao longo dos 47 anos de atuação, já passaram pela CHN mais de 1000 crianças e adolescentes, que tiveram a oportunidade de mudar a sua realidade e criarem a possibilidade de construir novos projetos de vida.

Com foco na socialização e na formação de valores – através de processo de interação entre, instituição, família e comunidade – as crianças da CHN, além de receberem alimentação e educação, participam de várias atividades voltadas para o seu desenvolvimento integral, tudo isso, sem custo para as famílias.

Nossas principais atividades são:

  • Acompanhamento escolar, com auxilio diário para realização das atividades e trabalhos escolares;
  • Educação Artística com oficina de arte e artesanato;
  • Oficina de Informática;
  • Oficina de Capoeira;
  • Participação nos Projetos de Integração Cultural e Social;
  • Acompanhamento Psicológico;
  • Oficina de música;
  • Oficina de contação de história e leituras;
  • Formação humana;
  • Reforço escolar de matemática;
  • Atendimento/orientação às famílias das crianças e adolescentes.

Outras atividades complementares são realizadas, como eventos culturais, esportivos e passeios, enriquecendo as ações de conhecimento e fortalecimento de vínculo dos nossos assistidos.

A CHN, desenvolve as atividades em um local único, onde são desenvolvidas as atividades administrativas, assim como as oficinas de artes, aulas de informática, capoeira, hora do saber, entre outros eventos. Tudo isso, com um acompanhamento de profissionais das áreas da educação, psicologia e da Assistente Social, atendendo atualmente 84 crianças e adolescentes com idade entre 6 e 14 anos e 11 meses.

A instituição funciona de segunda à sexta-feira, das 7 às 17 horas.

Os trabalhos desenvolvidos pela CHN são uma complementação das ações das escolas e um amparo às famílias no desenvolvimento das crianças e adolescentes.

Neste sentido, a instituição elabora um trabalho de constante aproximação com as famílias, através de reuniões coletivas ou atendimento individual com os pais ou responsáveis, para garantir que todos (instituição, família e comunidade), caminhem juntos em prol do desenvolvimento das crianças e adolescentes, fortalecendo os vínculos familiares e sociais.

VENHA, Junte-se a nós!

Nós transformamos a BONDADE do seu CORAÇÃO, em ato concreto de AMOR AO PRÓXIMO.

nossa equipe (em construção)

MISSÃO

Proteger, amparar, educar e instruir crianças, adolescentes e as respectivas famílias de baixa renda, ou, que se encontrem em vulnerabilidade social.

 

.

hands, friendship, friends

VISÃO

Melhorar a vida e transformar nossas crianças, adolescentes e suas famílias, tornando-se referência no atendimento de socialização infanto-juvenil e apoio, na Região Leste de Belo Horizonte.

VALORES

Transparência; Ética; Respeito; Família e Dignidade.